Aires participa de seminário sobre relações sindicais na Administração Pública

Aires participa de seminário sobre relações sindicais na Administração Pública

Ouça a matéria!

 

Quatro importantes Confederações do setor público realizaram, dias 1º de 2 de março, no Hotel San Marco Hotel – SHS, em Brasília/DF, o Seminário de “Relações Sindicais na Administração Pública: Aplicação da Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil”. Esta foi a primeira vez que as entidades se uniram para discutir um tema de interesse geral, algo inédito no País.

Presidente Aires Ribeiro falou em nome da CSPM e reforçou atuação da entidade na luta nacional

Nosso presidente Aires Ribeiro esteve presente e participou da mesa com importantes lideranças do sindicalismo, membros da OIT, desembargadores, procuradores do trabalho, advogados, promotores, políticos e muitos outros palestrantes de alto nível. Todos contribuíram com informações valiosas para garantirmos o direito de negociação no serviço público brasileiro, além do fortalecimento jurídico das entidades. 

Vereadora em Itatiba, Luciana Bernardo, também esteve presente no seminário e participou da mesa

➡️ PAUTAS DO SEMINÁRIO 

O principal tema foi a liberdade sindical e os desafios perante à aplicação dos princípios previstos na convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho. Também foram abordados assuntos diretamente ligados aos sistemas de negociações coletivas, formas de regulamentação de negociações no âmbito do serviço público e a fixação de parâmetros para regulação da autocomposição do serviço público.

A diretoria da CSPM já estuda levar todo o conteúdo do seminário para as bases no Estado de São Paulo e demais regiões do Brasil. As entidades filiadas à Confederação certamente terão acesso aos temas abordados em Brasília. Seguimos na luta por um funcionalismo forte em todo o País!

AIRES RIBEIRO 🗣

Fico muito feliz pela participação da nossa Confederação na organização de um evento deste porte, pois foram dois dias de muito aprendizado e, com certeza, saímos mais fortalecidos como lideranças e representantes da classe trabalhadora. Agora, as Confederações lutarão pela aplicação da Convenção 151 da OIT em todo o território nacional, pois direitos trabalhistas são direitos humanos, como foi dito por um dos palestrantes durante o seminário“, ressalta o presidente da CSPM.

O seminário contou com a presença de dezenas de pessoas em ambos os dias

AVALIAÇÃO DA FESSPMESP (Federação filiada à CSPM)

Este seminário representa um importante avanço na organização da classe trabalhadora, pois é o primeiro passo para alcançarmos a tão sonhada regulamentação e consolidação dos direitos dos Servidores (municipais, estaduais e federais), algo almejado desde a elaboração da Constituição de 1988. A valorização, respeito e dignidade do funcionalismo são os nossos maiores objetivos, e isso inclui direito de negociações transparentes com as Prefeituras, direito de greve, cumprimento das legislações trabalhistas, convenções coletivas, combate às terceirizações do setor, entre muitos outros anseios”, afirma Denilson Bandeira, diretor de comunicação da Federação.

ORGANIZADORES DO SEMINÁRIO 📌

Além da CSPM, a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate) e Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) são responsáveis pela realização do seminário, com a organização e coordenação científica da Excola, uma instituição que desenvolve estudos, cursos e eventos na área do Direito do Trabalho, sobretudo Direito Sindical.

CONSIDERAÇÕES DE LIDERANÇAS PRESENTES NO SEMINÁRIO 📢

➡ MIRO DE MOGI GUAÇU

O seminário foi preparado para dirigentes sindicais e todos aqueles que atuam em prol dos direitos trabalhistas e na defesa dos Servidores. Nossa convicção é que o atual Governo volte a discutir esses temas tão importantes e avancemos na conquista de direitos justos. Estamos juntos pelo fortalecimento da causa!”, afirma Valdomiro Sutério, presidente do Sindicato dos Servidores de Mogi Guaçu (SINDÇU).

➡ DOUGLAS DE HERCULÂNDIA

O evento, certamente, superou muito as nossas expectativas. Dúvidas foram sanadas, novas possibilidades de diálogo e avanços foram apontadas e esclarecidos. Foram dois dias de grande aproveitamento. Eu gostaria de parabenizar cada palestrante, pois demonstraram engajamento e conhecimento da causa. Já estamos ansiosos pelos desdobramentos deste seminário e de futuras ações das Confederações”, ressalta Douglas Henrique de Pieri, presidente do Sindicato dos Servidores de Herculândia (SINDHER).

➡ ZOEL DO GUARUJÁ

Foi um grande prazer participar do Seminário de Relações Sindicais na Administração Pública. A resolução 151 da OIT precisa ser observada aqui no Brasil, e o Judiciário deve entender a urgência desta demanda. Devemos aproveitar este momento político do Governo Lula e extinguir dúvidas sobre esta questão tão clara e fundamental. Agora, com a carta de Brasília, produzida no final do seminário, vamos garantir o devido respeito e dignidade aos Servidores e toda a classe trabalhadora”, arremata Zoel Garcia Siqueira, diretor do Sindicato dos Servidores do Guarujá (SindservGuarujá).

➡ DITO DE SANTA ROSA DE VITERBO

Foram dois dias de muito aprendizado e troca de experiências. Pudemos perceber imediatamente a perícia de cada palestrante sobre os temas abordados. Também ficamos felizes em encontrar amigos e companheiros de luta de todo o Estado de São Paulo. Com certeza, levaremos conosco tudo o que foi ouvido, e aplicaremos nas lutas em nossa cidade. Esperamos mais seminários e ações com esta mesma qualidade. Parabéns à CSPM e a todas Confederações envolvidas”, afirma o secretário geral Benedito Pedro Garcia.

MAIS IMAGENS DO EVENTO 📸

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×