Nota de repúdio | Atos terroristas em Brasília/DF são imperdoáveis e devem ser punidos!
A Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais (CSPM) repudia os atos antidemocráticos de vandalismo e de depredação do patrimônio público perpetrados na tarde do último domingo (8 de janeiro). Vândalos e terroristas atentaram contra as principais instituições da democracia do País – Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).
A democracia é uma condição fundamental para garantia dos direitos do cidadão brasileiro. Este ataque não ofende apenas ao Estado Democrático de Direito, mas sobretudo é uma agressão à sociedade brasileira como um todo.
Frente à isso, nos manifestamos a favor da apuração e punição imediata dos participantes envolvidos nos atos. Apoiamos as medidas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o restabelecimento imediato da ordem, bem como ações que impeçam eventuais novos ataques.
Ações terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e indesculpáveis.”
As eleições presidenciais de 2022 foram legítimas e tiveram seus vencedores promulgados e empossados. A liberdade de expressão e manifestação da população não podem ser confundidas com fanatismo, vandalismo e violência.
Reforçamos a necessidade de um combate constante, com o rigor da lei, a essas e a outras inadmissíveis ações contrárias à Democracia Brasileira. Os responsáveis devem ser punidos exemplarmente, na medida de suas participações.
A CSPM está nessa luta em prol de um Brasil forte e com respeito e valorização a todos os cidadãos, em especial o funcionalismo público municipal.