Guarulhos/SP | Servidores protestam contra o fechamento da Proguaru e deliberam por greve
Funcionários da Proguaru realizaram uma enorme manifestação em frente à Prefeitura de Guarulhos, em São Paulo, na tarde da última quarta (15). Os trabalhadores, organizados pelo STAP, Sindicato da categoria, e CSPM, através do presidente Aires Ribeiro, protestaram contra a extinção da sociedade de economia mista, responsável pela limpeza de escolas do município.
A Comissão de Trabalhadores da Proguaru afirma que cerca de 2,5 mil trabalhadores compareceram ao ato. O órgão informou ter realizado um pedido de referendo com 15 mil assinaturas contrárias à decisão.
Segundo a Prefeitura, “com a iminente falência da empresa, a extinção neste momento visa a garantia dos direitos a todos os trabalhadores”. Com o fechamento da Proguaru, aproximadamente 4,7 mil pessoas perderão seus empregos.
O STAP organizou no mesmo dia um assembleia geral, na qual mais de mil funcionários aprovaram greve geral a ser iniciada a partir da próxima segunda (20).
Agora é hora de nos organizarmos, mobilizar todos os colegas de trabalho e parar. Já que o prefeito se recusa a falar com o trabalhador, vamos deixar a cidade abandonada”, anunciou Pedro Zanotti Filho, presidente do Sindicato.
PRESIDENTE AIRES COMENTA:
A extinção da Proguaru significa a demissão de aproximadamente 4.700 Servidores, cuja maioria é gente humilde, com baixos salários. Não podemos permitir tal arbitrariedade e seguiremos firmes nesta luta apoiando a greve justa dos trabalhadores aqui em Guarulhos”.