Senado Federal aprova descongelamento dos direitos dos Servidores com ampla maioria. Projeto de lei vai para sanção!

Senado Federal aprova descongelamento dos direitos dos Servidores com ampla maioria. Projeto de lei vai para sanção!

O Senado Federal concluiu nesta terça (16) uma das principais pautas de reparação ao funcionalismo público ao aprovar, sem votos contrários, o Projeto de Lei Complementar 143/2020, o “Descongela Já”. A medida garante, após anos de espera, o reconhecimento do período de 583 dias em que o tempo de serviço foi congelado durante a pandemia, corrigindo uma distorção imposta pela Lei Complementar 173/2020. A sessão colocou fim a um tenso capítulo legislativo, marcado por uma intensa mobilização nacional contra emendas que poderiam esvaziar o alcance do direito.

A nova lei determina a contagem obrigatória do período entre maio de 2020 e dezembro de 2021 para todos os avanços na carreira do funcionalismo. Na prática, significa que os dias trabalhados na linha de frente durante a emergência sanitária serão, finalmente, computados para progressões, promoções, concessão de licença-prêmio e todos os adicionais por tempo de serviço, como anuênios, triênios, quinquênios e sexta-partes. A proposta ainda autoriza União, estados e municípios a procederem com o pagamento retroativo dos valores devidos, assegurando a integralidade da reparação aos trabalhadores.

MOBILIZAÇÃO UNIFICADA

A vitória no Plenário do Senado foi consolidada após uma jornada de resistência. O texto, que já havia passado pela Câmara dos Deputados com aprovação esmagadora de 371 votos a favor, encontrou resistência no Senado devido a uma emenda que tornava o reconhecimento do tempo facultativo para governos estaduais e municipais. A pressão coordenada pelas entidades sindicais, incluindo a CSPM, e o envio maciço de mensagens aos parlamentares foram decisivos para derrubar a mudança e garantir que a lei tivesse caráter obrigatório em todo o território nacional. A articulação política foi fundamental para esse desfecho.

Com a tramitação concluída no Congresso Nacional, o projeto segue agora para a sanção do presidente da República. Para o funcionalismo municipal, estadual e federal, a data de 16 de dezembro de 2025 marca a conquista de um direito há muito pleiteado, encerrando um ciclo de incertezas.

O presidente da CSPM, Aires Ribeiro, declara:

“Esta vitória é a prova viva de que a união e a persistência do funcionalismo são invencíveis. Corrigimos hoje uma injustiça histórica contra aqueles que mantiveram o País de pé durante sua maior crise sanitária. Seguiremos na luta, sempre ao lado do servidor público, para transformar este direito em realidade em todos os municípios brasileiros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×