Reunião entre Centrais Sindicais e Dieese amplia plano de fortalecimento da comunicação sindical

Reunião entre Centrais Sindicais e Dieese amplia plano de fortalecimento da comunicação sindical

Ouça a matéria!

 

Evento virtual debateu estratégias para valorizar os Servidores públicos e desconstruir narrativas falsas que prejudicam a categoria

O Fórum das Centrais Sindicais e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) promoveu na última terça, 28 de janeiro, mais uma reunião focada no funcionalismo. Desta vez, contamos com a presença da Procuradora do Trabalho Dra. Séfora Graciana Cerqueira Char, que reforçou o compromisso institucional com a defesa dos direitos trabalhistas e a transparência na administração pública.

O encontro é uma continuidade da agenda de 21 de janeiro, iniciada de forma híbrida na sede do Dieese e teve como objetivo a construção de um plano eficaz de comunicação sindical em combate às fake news direcionadas aos Servidores. Tivemos mais de 30 participantes, com representantes das Centrais Sindicais: CSB; FST; Força Sindical; Pública; CESP; CUT; CTB; UGT; e NCST.

⚖️ STF EM PAUTA: ADI 6254 E ADPF 1068

Os destaques foram as análises das Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6254) e da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 1068), em trâmite no Supremo Tribunal Federal. Os participantes enfatizaram a necessidade de um monitoramento rigoroso destes processos, que impactam diretamente a estabilidade e os benefícios dos Servidores.

Os sindicalistas e assessores também debateram os desdobramentos das deliberações do dia 21 para enfrentar a desinformação.

🗓️ PRÓXIMOS PASSO

Eduardo Ayres, diretor da CSPM. participou do encontro e deixa a sua avaliação:

“Estamos nos preparando para um ano de grande mudança na forma de trabalho da comunicação sindical. Precisamos estar mais preparados e, iniciativas como esta, nos ajudam a ter o fôlego necessário. Acreditamos na força desta união em todo Brasil”.

As Centrais Sindicais vão dar um importante passo nesta sexta, 31 de janeiro. Os jornalistas elaborarão um documento unificado com propostas concretas de ação. Desta forma, as particularidades de suas bases poderão ser consideradas, sem perder de vista o objetivo comum de ter uma comunicação ágil, transparente e combativa. Os pilares serão:

  • Descontruir as desinformações mentirosas contra os Servidores e comprovar o seu valor;
  • Destacar o fortalecimento das entidades sindicais;
  • Investir também na comunicação com a sociedade.

“É hora de humanizar as pautas e mostrar o impacto real do trabalho dos Servidores na vida da população. Queremos criar campanhas e comprovar estatisticamente o valor da categoria – com dados sobre a mão de obra e suas vertentes na Saúde, Educação e Segurança, por exemplo”, comenta Daniel Lucas Oliveira, jornalista da CSPM, que estava presente na reunião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×