Fórum das Centrais no Dieese | CSPM articula defesa da carreira dos Servidores com sindicalistas de todo o País

Fórum das Centrais no Dieese | CSPM articula defesa da carreira dos Servidores com sindicalistas de todo o País

Ouça a matéria!

 

Em um cenário de crescente precarização do serviço público, a CSPM participou ativamente do Fórum das Centrais Sindicais organizado pelo Dieese, realizado na última terça, 21 de janeiro. Fomos representados por José Eduardo Ayres (presidente do Sindicato dos Servidores de Guaratinguetá/SP) e Daniel Lucas Oliveira (assessor de imprensa da Confederação). O evento debateu estratégias de defesa da carreira pública e a implantação de ações para combater notícias falsas.

Com a coordenação de Adriana Marcolino, diretora-técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a reunião contou com a participação híbrida de mais de 90 pessoas. Tivemos representantes das Centrais sindicais: CSB; CUT; Força; UGT; Conlutas; Pública; Intersindical da Central da Classe Trabalhadora; CTB; NCST; Intersindical; e CESP.

📊 PANORAMA DO SERVIÇO PÚBLICO

Os especialistas do Dieese apresentaram dados preocupantes sobre a redução no número de profissionais concursados nos setores de Saúde e Educação. No estado de São Paulo, por exemplo, o número de Servidores na Saúde caiu de mais de 56 mil em 2013 para menos de 33 mil em 2023. 

PARTICIPAÇÃO DA CSPM

Certamente, a CSPM destaca a necessidade de união e mobilização dos Servidores para enfrentar os desafios impostos pela tentativa de privatização do serviço público. A Confederação reforça a importância de proteger o papel do Estado em garantir serviços de qualidade à população. Ficou aprovada a criação de um Grupo de Trabalho (GT) de comunicação com representação de dirigentes das entidades sindicais para o próximo dia 28, com foco neste eixo exclusivamente.

O próximo encontro está agendado para o dia 28 de janeiro e irão participar apenas os representantes indicados pelas entidades. Nosso diretor de comunicação Eduardo Aires irá representar a CSPM (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Municipais), e o jornalista da Federação, Daniel, também estará presente como interlocutor da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

📝REGULAMENTAÇÃO DA NORMA 151 DA OIT 

Outro ponto crucial debatido foi a necessidade de regulamentação da norma 151 da OIT, que assegura a liberdade sindical aos servidores públicos. Afinal, a falta de implementação desta norma permite que prefeitos e governadores adotem práticas antissindicais, dificultando a atuação dos Servidores em seus Sindicatos.

AÇÃO E MOBILIZAÇÃO

“Estamos em um momento crítico para o serviço público brasileiro. As recentes decisões judiciais colocam em risco não apenas a carreira dos Servidores, mas também a qualidade dos serviços prestados à população. É fundamental estarmos unidos e mobilizados para resistir a esses ataques. Nossa participação no Fórum das Centrais Sindicais reforça a determinação em lutar contra a privatização e em proteger a função pública”, comenta José Eduardo Ayres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×