Youtube

CSPM TV - Assista! Divulgue!
 
 
 
A CSPM TV é o canal oficial da nossa Confederação.
Publicamos muitas entrevistas, ações de luta e muito mais.
FIQUE LIGADO!
 
 
Clique aqui e saiba como
Especial Brasília, 8 de outubro de 2015

ENTREVISTA - Nedilson Maciel avalia Seminário
de Integração, que mostrou representatividade

Nedilson Maciel, presidente da Fesspmemt e organizador do evento, comemora resultado positivo

Cerca de 40 líderes sindicais e representantes da classe política participaram do Seminário de Integração Sindical, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de setembro, no Mato Grosso, e teve como tema "Conjuntura e Direitos". O encontro serviu para debater a atual situação da categoria no País e trocar experiências sobre assuntos essenciais para os trabalhadores.

Durante os três dias foram debatidos temas como Direito de Greve e Serviços Essenciais, Estrutura Sindical, além de uma ampla abordagem sobre a Classe Pública no Cenário Político do Brasil. O simpósio foi organizado pela Federação dos Sindicatos de Servidores e Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Autarquias e Prefeituras Municipais do Estado de Mato Grosso (FESSPMEMT), com apoio da Confederação.

Após o encontro, o presidente da FESSPMEMT, Nedilson Maciel dos Santos, foi entrevistado pela Agência de Comunicação Grita São Paulo, empresa que cuida da imagem da CSPM, e falou sobre o resultado do seminário. Para ele, o trabalho que tem sido realizado em defesa do Servidor aproxima os Sindicatos e ajuda a criar laços de confiança e amizade.

Palestrantes foram escolhas acertadas; participantes aprovaram o engajamento político e domínio

CONFIRA A ENTREVISTA

1) Conte-nos um pouco mais sobre o Seminário.
O encontro serviu para que os diversos líderes sindicais presentes trocassem experiências e aprendessem um pouco mais sobre nossa atividade. Além da interação entre os companheiros, também contamos com palestrantes altamente gabaritados. Saio com a sensação de dever cumprido, pois entendo que todos os dirigentes tiveram um pouco mais de conhecimento. Isso afetará positivamente no dia a dia do Servidor, pois estando mais bem preparado, o dirigente terá mais habilidade para enfrentar as dificuldades na luta em defesa da categoria.

2) A participação e interação do público surpreendeu a organização?
Com certeza. O resultado foi excelente e confesso que o evento superou as nossas expectativas. A qualidade dos palestrantes, escolhidos a dedo pela organização, atraiu um público acima do esperado. A princípio, nos preparamos para receber a diretoria de Sindicatos municipais da região. Porém, após a divulgação da nossa grade de palestras, membros de entidades estaduais de diversos segmentos nos procuraram e acompanharam com verdadeiro entusiasmo nossa programação.

3) O público foi ativo?
Muito. Notamos que a palestras foram bem aceitas. Os temas propostos tratam de assuntos que vivenciamos no dia a dia. Todos queriam absorver o máximo possível do conteúdo. E para ajudar disponibilizamos os assuntos de modo que estivessem correlacionados, sem perder o foco nos exemplos práticos. Todas as palestras lotaram o auditório, com sindicalistas atentos e participativos. Durante os intervalos, os debates se estendiam entre eles e isso demonstrou a seriedade, a qualidade e a riqueza de detalhes na apresentação de cada tema. Acredito que conseguimos enriquecer os conhecimentos de todos durante o seminário.

4) Qual a importância desses encontros para o setor público?
Eles promovem a interação entre os representantes e apontam os caminhos para uma liderança enraizada. O que se aprende aqui é colocado em prática na base. Os conhecimentos são multiplicados, resultando, posteriormente, em avanços e vitórias para a categoria. Estamos em um projeto de construção da unidade sindical e é importante trabalhar com a união dos trabalhadores. Estamos crescendo e, em breve, juntos, seremos mais fortes.

Os debates indicaram reflexões importantes para o desenvolvimento do setor público em todo o País

5) Como você descreveria esse crescimento?
Com muitas dificuldades, mas estamos trabalhando para superá-las. Para continuar o crescimento e alcançarmos nosso objetivo não podemos abrir mão, em nenhum momento, dessa unidade que vimos no seminário. Pode demorar um pouco, mas virá gradativamente e com consistência. Para isso, temos trabalhado para formar não apenas uma unidade sindical, mas uma família. E temos conseguido!

6) Qual tema central foi abordado no Seminário?
Os assuntos foram amplos demais para destacar um ou outro específico. Mas posso garantir que conseguimos esclarecer metodologias relevantes para a conquista de avanços para a categoria. Além disso, ajudamos a indicar conceitos jurídicos para a obtenção destes ganhos. Saber negociar e articular os interesses do coletivo de acordo com a legislação sempre será um desafio para os dirigentes. As palestras demonstraram que é possível derrubar barreiras, gradativamente.

7) A categoria pode esperar novos eventos?
A aceitação desse seminário foi unânime. Os participantes já estão cobrando outro. O que posso adiantar é que não vamos parar por aqui. Pretendemos organizar ao menos dois encontros por ano. E agora que percebemos a grande aceitação e a necessidade desse aprimoramento para os sindicalistas, vamos tentar realizar novo seminário o 1º semestre de 2016. Mas por enquanto iremos reunir a organização e fazer um balanço. A partir daí teremos as diretrizes para os próximos.

CLIQUE E CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES DO SEMINÁRIO
VEJA TODOS AS FOTOS DO SEMINÁRIO

Continue bem informado sobre as principais ações da nossa Confederação. Além do site, você pode acessar os perfis da CSPM nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Flickr, Instagram e Youtube. Informações sobre filiações e parcerias, envie e-mail para contato@cspmbrasil.com.br ou ligue (61) 3225.9358.

No final, a alegria foi geral, com a sensação de dever cumprido. Todos retornaram aos lares confiantes