Youtube

CSPM TV - Assista! Divulgue!
 
 
 
A CSPM TV é o canal oficial da nossa Confederação.
Publicamos muitas entrevistas, ações de luta e muito mais.
FIQUE LIGADO!
 
 
Clique aqui e saiba como
Notícias Brasília, 22 de setembro de 2015

Sindicatos têm legitimidade reforçada por
decisão judicial do TST em Santa Catarina

Nossa Confederação, em parceria com os Sindicatos filiados, incentiva os Servidores a manterem-se informados de seus direitos e a lutarem por melhores condições trabalhistas. Porém, pedimos aos nossos colaboradores que ajam corretamente e acionem a entidade local quando o assunto for reivindicar ou negociar com os administradores, afinal, elas existem para representá-los.

Como prova da legitimidade dos Sindicatos para representatividade do trabalhador, em decisão unânime, a Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho indeferiu o pedido de reversão da demissão por justa causa de um soldador do Estaleiro Navship de Santa Catarina, que teria organizado uma greve, sem a intervenção da entidade da classe.

A REIVINDICAÇÃO - O trabalhador que pediu sua reintegração, segundo consta nos autos, teria unido-se a outros 22 funcionários para reivindicar reajustes salariais e melhores condições de trabalho. O grupo interrompeu as atividades, chamou o restante da equipe para pleitear os direitos junto aos administradores e, após recusa dos mesmos, saiu da empresa sem cumprir o expediente.

RESULTADO - Diante da ausência dos trabalhadores, a chefia decidiu demitir todos os que participaram da greve, abandonando suas funções durante o horário laboral. A empresa alegou ter sido vítima de um "motim" e que essa situação tornou inviável a relação de trabalho, pois os envolvidos estavam ameaçando os demais empregados que continuavam exercendo suas funções.

DECISÃO JUDICIAL - Ao indeferir o pedido de reversão da justa causa, o juiz de origem avaliou que, mesmo legítimas as reivindicações, a tomada da decisão de parar as atividades e o abandono do posto de trabalho importou na prática de atos de insubordinação deliberada. O Magistrado reforçou que as reivindicações devem ser canalizadas pelas entidades sindicais, pois é no plano da negociação coletiva que devem ser alcançados direitos pleiteados por uma determinada categoria.

Continue bem informado sobre as principais ações da nossa Confederação. Além do site, você pode acessar os perfis da CSPM nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Flickr, Instagram e Youtube. Informações sobre filiações e parcerias, envie e-mail para contato@cspmbrasil.com.br ou ligue (61) 3225.9358.