Youtube

CSPM TV - Assista! Divulgue!
 
 
 
A CSPM TV é o canal oficial da nossa Confederação.
Publicamos muitas entrevistas, ações de luta e muito mais.
FIQUE LIGADO!
 
 
Clique aqui e saiba como
Notícias Brasília, 8 de setembro de 2016

Presidente Aires Ribeiro rebate matéria tendenciosa do jornal O Globo sobre o funcionalismo municipal

O jornal O Globo, das Organizações Globo (propriedade da família Marinho), repercutiu no início dessa semana uma matéria onde critica a municipalização dos serviços (clique aqui e leia na íntegra). Em outras palavras, eles afirmam que a falta de investimentos em infraestrutura nas cidades é resultado da contratação de Servidores. Uma informação equivocada e tendenciosa. Por isso vamos explicar.

Para esclarecimentos à sociedade, Servidores e ao próprio jornal, que deixa de apontar informações valiosas para uma análise mais assertiva sobre este importante tema, nosso presidente Aires Ribeiro escreveu uma carta aberta onde fala sobre o tema. Vale a pena conferir e ver a defesa realizada pelo sindicalista que tem mais de 30 anos de luta pela dignidade do funcionalismo. Confira na íntegra!

Interessante e oportuna a matéria publicada no Jornal "O Globo" nesta segunda, dia 5 de setembro, com o título: "Gastos per capita com Servidores municipais subiram 210,5% desde 2000". O texto revela a falha administração da escassez por parte das Prefeituras, da penúria de recursos e o sobrepeso de responsabilidades repassadas pelos Estados e pela União para seus cofres defasados.

É importante dizer que no período apontado pela reportagem, o acúmulo inflacionário foi de aproximadamente 160%, ou seja, apenas repasse constitucional da defasagem salarial das categorias atreladas à esfera municipal. Por outro lado, é relevante avançar mais nas razões pelas quais as despesas com pessoal subiram nas Prefeituras. Parte delas refletem, como lembra a matéria, um novo momento do País após as manifestações de rua de 2013, quando ficou claro que é das cidades que as pessoas esperam melhores retornos de serviços públicos para sua qualidade de vida. É na cidade onde se estabelece de fato a cidadania.

Aires Ribeiro é presidente da Federação e
da CSPM - Conferederação dos Servidores
A Prefeitura passou a oferecer toda sorte de reposição de pessoal para ausências existentes nos serviços compromissados de outros poderes e de responsabilidades destes outros poderes. Seja pela transferência de Servidores municipais para órgãos do Estado presentes na cidade, e com falta de pessoal, para unidades da União com falta de pessoal, para instalações do Poder Judiciário, para serviços de zeladoria e manutenção variada em locais públicos em geral, como instituições de ensino e hospitais, apoio à segurança pública e diversas outras atividades.

A União pode não estar presente quando deveria, idem o Estado, mas a Prefeitura é o ente público local mais visível, incapaz de ignorar as deficiências locais de serviços públicos e não dar respostas ao cidadão. Assim, na busca de soluções, vai realizando contratações e terceirização, que na prática, elevam o custo per capita do Servidor, que, concursado, teria melhor racionalidade e economia para os cofres públicos.

Se por um lado assume mais despesas para garantir a expectativa do cidadão, a Prefeitura não encontra compensações por parte do Estado e da União, assim como não tem outras fontes de receitas ou capacidade de operações financeiras.
A conseqüência é uma folha de Servidores com mais volume, pela necessidade social, e um nível salarial médio bem inferior das instâncias estaduais e federais, comprometendo a qualidade do que faz e de sua supervisão.


A Prefeitura é a "prima pobre" do Estado e da União. Para quem muito se repassam obrigações, responsabilidades, cada vez mais, deixando-a lidar no dia a dia com as agruras do cidadão, mas não dão recursos de fato para fazer suas incumbências. As capitais e Brasília ficam distantes do que ocorre nos pequenos municípios e, por isso, existe essa grande perda para todos os lados.

Continue bem informado sobre as principais ações da nossa Confederação. Além do site, você pode acessar os perfis da CSPM nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Flickr, Instagram e YouTube. Informações sobre filiações e parcerias, envie e-mail para contato@cspmbrasil.com.br ou ligue (61) 3225.9358.