Youtube

CSPM TV - Assista! Divulgue!
 
 
 
A CSPM TV é o canal oficial da nossa Confederação.
Publicamos muitas entrevistas, ações de luta e muito mais.
FIQUE LIGADO!
 
 
Clique aqui e saiba como
ENTREVISTA Brasília, 26 de janeiro de 2018

Adriana Cavenaghi, de Santo Antônio de Posse/SP, abre o livro de sua vida e conta trajetória

Presidente Aires Ribeiro visita a presidente Adriana na sede do Sindicato de Santo Antônio de Posse

A entrevistada dessa quinzena da CSPM é a companheira Adriana Aparecida da Rocha Campos Cavenaghi. Ela é presidente do Sindposse - Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santo Antônio de Posse - entidade localizada no interior do Estado de São Paulo e grande parceira da Fesspmesp e CSPM.

Com formações de bacharel em direito e também pedagogia, além de várias especializações voltadas à Educação, Adriana realiza um trabalho diferenciado em prol do funcionalismo. De origem humilde, venceu as dificuldades ao lado de seu esposo, Plínio, e dos filhos, Leonardo, Bárbara e Giuliana. Hoje, concilia o trabalho sindical com a família, em especial com seus dois netos: Alex e Gabriela.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA A SEGUIR

1) Fale um pouco sobre a sua vida e origens, Adriana.
Sou a filha mais velha de três irmãos, meu pai era caminhoneiro descendente de italiano, minha mãe faxineira, mineirinha. Tive uma infância difícil, pois meu pai era alcoólatra e passamos por muitas dificuldades. Acredito ser por isso que eu tenha tanta vontade de ser como eu mesma costumo dizer: ser gente grande.

2) Grande em que sentido? Conte mais sobre essa perspectiva.
Creio que na vida tenhamos duas opções. Lutar ou aceitar. Para ser um ser humano melhor, no meu conceito, é preciso ser grande em sabedoria, perseverança e fé, ou seja, passar por essa vida e deixar um legado. Devemos ser lembrados por conquistar com dignidade os objetivos. É uma missão de caráter a se cumprir.

3) Que profissões exerceu antes do funcionalismo?
Comecei a trabalhar aos 14 anos de idade. Já fiz muita coisa na minha vida. Trabalhei como operadora de caixa em supermercado, auxiliar de escritório na Santa Casa de Mogi Mirim. Em 1992 me mudei para o município de Santo Antônio de Posse, foi quando surgiu a oportunidade de prestar o concurso para Professor de Educação Básica I. Aí, em 2010, prestei um novo concurso também para Professor, e atualmente ocupo dois cargos efetivos na rede Municipal de Educação.

4) O que a motivou a se tornar Servidora? Quando e como foi?
Na época, fui atraída pelos benefícios que o cargo público oferecia. Além disso, ser funcionário público tinha um imenso reconhecimento e era símbolo de respeito, tanto pelo Governo como pela sociedade. Outro ponto interessante é a estabilidade. Consegui conciliar esse objetivo com o desejo de lecionar na rede pública.

5) Ao assumir, qual foi sua percepção na prática do funcionalismo?
Ao mesmo tempo que fiquei feliz por ter conseguido efetivação em um cargo público, depois de tantas dificuldades, eu me senti decepcionada, por encontrar falta de motivação e respeito por parte das Administrações, e de consciência de unidade de alguns companheiros de trabalho. Só seremos realmente respeitados quando conseguirmos nos juntar e oferecer serviços de qualidade à população.

6) Como iniciou sua trajetória no movimento sindical?
Foi a convite do presidente licenciado. Sempre acreditei que podemos fazer mais do que está ao nosso alcance. Gosto de adquirir novos conhecimentos, sempre fui uma pessoa de personalidade forte e de uma opinião própria. Vi através do sindicato uma perspectiva de contribuir com a situação trabalhista do funcionário público que têm sofrido com as constantes mudanças dos governantes.


Adriana trabalhou arduamente em prol do funcionalismo municipal e é sempre presente em ações

7) Como se tornou dirigente no sindicato? Fale desse processo?
Na verdade eu já fazia parte da diretoria, era vice-presidente, quando em 2016 o líder licenciado foi convidado a assumir a diretoria da Guarda Municipal pelo então prefeito eleito. Foi então que ele me fez o convite, e eu como teimosa que sou aceitei o desafio imediatamente. Está sendo uma experiência agregadora.

8) Quais desafios enfrenta na militância e como tenta resolve-los?
O principal desafio está sendo conquistar novamente a confiança dos Servidores na entidade representativa. Com a mudança na Administração Municipal e na presidência do Sindicato, nossos filiados se sentiram desconfortáveis, o que acabou gerando desfiliações. Mas aos poucos avançamos e vamos reverter essa situação.

9) Como conheceu a Fesspmesp e CSPM?
Quando assumi a presidência em 2017, o presidente licenciado já havia se filiado à Federação. Ele conheceu por meio do Jurídico que prestava serviço ao nosso colega Cidinho Boava. Quando surgiu o convite para o primeiro encontro (uma assembleia) fui para conhecer e me encantei com o engajamento das entidades.

10) Como avalia o trabalho do presidente Aires e da CSPM?
Sempre que precisei encontrei na Federação, que também é liderada pelo nosso Presidente Aires, o apoio necessário. Ele sempre se colocou pronto a ajudar em nossas necessidades. Tem feito um ótimo trabalho demonstrando ser companheiro nessa dura tarefa que é lutar contra os Governos Municipais, Estaduais e Federal.

11) Deixe uma palavra para os líderes Sindicais do Brasil.
Desejo ao Presidente Aires que continue sendo perseverante na busca de novas propostas para a solução de conflitos de interesses entre a categoria e o Governo. Que através desse trabalho, alcance os seus objetivos. Aos demais companheiros, creio que nada pode deter uma setor quando ele está unido e organizado. Juntos podemos construir uma nação desenvolvida com serviços públicos de qualidade.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ENTREVISTA ANTERIOR

Continue bem informado sobre as principais ações da nossa Confederação. Além do site, você pode acessar os perfis da CSPM nas principais redes sociais: Facebook, Twitter, Flickr, Instagram e YouTube. Informações sobre filiações e parcerias, envie e-mail para contato@cspmbrasil.com.br ou ligue (61) 3225.9358.

Dirigentes da Fesspmesp recebem a presidente em Americana/SP para sacramentar sua filiação
 
 
 
 
 

Youtube