Youtube

CSPM TV - Assista! Divulgue!
 
 
 
A CSPM TV é o canal oficial da nossa Confederação.
Publicamos muitas entrevistas, ações de luta e muito mais.
FIQUE LIGADO!
 
 
Clique aqui e saiba como
Editorial Brasília, 4 de dezembro de 2017

Palavra do presidente Aires Ribeiro
Respeitamos a autonomia dos Sindicatos filiados

Para fortalecer uma parceria, antes de tudo é preciso ter uma boa harmonia entre as partes. Já trabalhou em um lugar onde não existe diálogo e um passa por cima da autonomia do outro? Quando isso acontece, termina algo que nem começou. Ou seja, as chances de um relacionamento saudável vão para o ralo. Posso dar um exemplo recente e que ilustra bem isso: a ingerência de uma outra confederação no trabalho do STAP Guarulhos (Sindicato dos Servidores)e também da CSPM.

Acima de tudo deve prevalecer a legitimidade das entidades e a legalidade da representação das mesmas. Ou seja, quem tem hoje em primeiro plano essa seguridade é o Sindicato. Se ele não conseguir resolver, entra a Federação, caso ela se omita, entra a figura da CSPM. A CSPB não tem legalidade da representação dos Servidores de Guarulhos, portanto não tem representatividade para o setor.

A entidade, não sabemos "publicamente" como e o porquê, se envolveu em um problema ocasionado pela Prefeitura de Guarulhos/SP ao demitir os trabalhadores em cargo de comissão sem pagar seus direitos trabalhistas. A coisa se agrava, pois em nenhum momento a CSPB procurou o STAP para saber o que ocorreu e quais as medidas adotadas. Essa ingerência gera um desgaste para todos, pois não trará a solução para o trabalhador e atrasa o processo de negociação legítima que o Sindicato fará com a Administração e que contará com nosso total apoio.

A Confederação e a Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado de São Paulo) estão em união para apoiar todos envolvidos neste caso. E só iremos agir, seja com representantes no local, ações por parte do nosso Jurídico, se a entidade nos sinalizar que tudo bem. Interferir em algo que primeiramente diz respeito apenas ao trabalho deles é desrespeitar sua representatividade e atrasar suas atividades. Nosso papel é ajudar e não atrapalhar.

Reitero que estamos de portas abertas para auxiliar sempre que preciso e, neste caso do STAP, já estamos em um trabalho conjunto para reverter esta situação. Através do diálogo iremos conseguir avançar em prol dos trabalhadores, que merecem seus direitos. Com respeito e trabalho sério, as demandas vão ser solucionadas. Isto vale para qualquer situação e qualquer organização. Nós da CSPM nos orgulhamos de ter as portas abertas e respeitar os limites de todos.

Respeito é a primeira palavra para construir um bom relacionamento!

Aires Ribeiro é presidente da Confederação dos Servidores Municipais, da Fesspmesp (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais) e tesoureiro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Americana (SSPMA).
Clique aqui e saiba mais sobre a Fesspmesp


CLIQUE AQUI E ACOMPANHE O EDITORIAL ANTERIOR!

Aires é presidente da Confederação e líder da Fesspmesp (Federação dos Servidores de São Paulo)